quinta-feira, 16 de julho de 2009

RIO - Quando o economista Marcos Costa entrou no site do Ministério do Trabalho e Emprego para consultar o andamento da sua solicitação do seguro-desemprego e viu as letras dispostas na tela pelo sistema de verificação humana captcha, achou que se tratava de uma piada de mau gosto. A palavra que deveria ser digitada para que a pesquisa continuasse era "vagabundo". Ofendido, o economista, que estava desempregado há um mês, escreveu para o Eu-Repórter, a seção de jornalismo participativo do jornal O GLOBO.
"Se é uma forma de evitar consultas por robôs, tudo bem. Mas ter a infeliz ideia de colocar essa palavra numa consulta que será feita por alguém que está desempregado é um desrespeito. Lembro que o PT não gostou quando o (ex-presidente) Fernando Henrique chamou os aposentados com menos de 50 anos de vagabundos. Agora, o atual governo faz o mesmo com quem está desempregado no meio de uma crise econômica mundial?", questionou.
Uma busca no site do ministério pode oferecer outras surpresas. "Potranca", "frouxo", "perua" e "saliente" são palavras que podem tornar a consulta do Seguro Desemprego, no mínimo, curiosa. O aplicativo utilizado pela Datamec, empresa terceirizada que presta serviços para o ministério, apresenta na tela uma folha semelhante a um caça-palavras com códigos circulados, dos quais apenas um forma uma palavra em português. O usuário deve identificá-la e digitá-la.

A geração dos códigos se dá de forma aleatória, a partir de um repertório composto por aproximadamente quatro mil palavras coletadas de um dicionário eletrônico. Após a publicação da história no site do GLOBO, nesta quarta, o ministério iniciou uma apuração interna para descobrir se houve arbitrariedade na escolha das palavras do banco de dados. A Datamec realiza alterações no sistema entre a tarde de quarta-feira e a manhã de quinta, o que deverá tirar o serviço de consulta ao seguro-desemprego do ar até as 9h desta quinta-feira. O ministério também se retratou pelo problema:




Nenhum comentário:

Postar um comentário