quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A TV DO FUTURO HOJE


Você já assistiu aqueles filmes estilo Minority Report e ficou babando com as tecnologias que os atores e figurantes desfrutam na maior naturalidade do mundo? Já pensou em ler um jornal ou revista no estilo “Harry Potter”, onde as imagens ficam se mexendo o tempo todo? Saiba que o futuro está cada vez mais próximo, ou melhor, o futuro já chegou! Conheça o OLED.
As famosas telas de LCD, Plasma e as mais recentes LED, já tem o seu fim praticamente determinado. A tecnologia OLED (não confundir com LED) promete revolucionar praticamente de tudo um pouco, dos televisores e monitores até as lâmpadas das nossas casas!
O “Diodo Orgânico Emissor de Luz” é formado por componentes orgânicos que emitem sua própria luz na presença de eletricidade, dispensando a luz de fundo que são usadas nas telas atuais, o que resulta em espessuras cada vez menores. Essa estrutura gera imagens com muito mais brilho e nitidez, angulo de visão de 180º, o “preto real” e contraste até 10 vezes maior do que o das telas de LCD, além do baixo consumo de energia.



Agora imagine um televisor de altíssima definição com dois metros de largura e 1 cm de espessura e consumindo pouquíssima energia! Esse é um dos objetivos do OLED, que, vamos admitir, é de deixar a gente babando.

Tipos de OLED e aplicações


Os OLED’s são divididos em algumas categorias, o que é determinado pela tecnologia usada na sua fabricação.
PMOLED: Passive-Matrix OLED. De fácil fabricação com consumo de energia relativamente alto. Aplicáveis em telas de celulares e dispositivos portáteis.
AMOLED: Active-Matrix OLED. Baixo consumo de energia e recomendado para as telas grandes das TV’s e monitores.
OLED Transparente: Uma variação do PMOLED e AMOLED, feita somente por componentes transparentes. Ao ser ligado permite que a luz passe nas duas direções. Aplicável em displays com informações em tela (heads-up displays).
Top-emitting OLED: Este tipo tem um substrato que pode ser tanto opaco como reflexivo, bem indicados para design.
.
Essas são algumas formas que o OLED pode vir a aparecer em massa no mercado dentro de alguns anos, mas talvez as formas que mais irão impressionar a população com o decorrer do tempo são essas:White OLED: Este OLED emite luz muito mais brilhante de forma uniforme e econômica. É esta a tecnologia que pode substituir as luzes fluorescentes que hoje são utilizadas em nossas casas, reduzindo o consumo de energia para iluminação. Também são uma boa pedida para os letreiros espalhados pelas ruas.

OLED dobrável: Esse tipo de OLED é feito de substratos muito flexíveis, tornando-os leves e duráveis. Podem ser encontrados HOJE no mercado em aparelhos celulares. Há estudos que desenvolvem formas de utilizar essa tecnologia até em tecidos! (Imagine um garoto propaganda vestindo uma roupa de OLED com anúncios do Google no centro de NY kkk).

Pesquisadores também estudam formas de empregar essa tecnologia nas TV’s e monitores, podendo assim decretar de vez o fim das telas rígidas. Essas pesquisas demonstraram que podemos deixar a tela com a forma que nós quisermos.


Veja no vídeo abaixo um display de OLED dobrável com apenas 0,3mm de espessura. Perceba como o homem aperta bastante a tela, fazendo com que ela dobre sem distorcer a imagem!

http://www.youtube.com/watch?v=NcAm3KihFho

Ah! artigo original publicado em:

http://www.iotecnologia.com.br/oled-revolucionar-monitores-tv/

Valews!

Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário